Na tarde de hoje (15), alunos do colégio Coelho Neto, foram conhecer um pouco mais sobre a realidade de uma biblioteca, o saber estar e como consultar um livro. Sob o comando da professora de português Margione Ganzer, o grupo de aproximadamente 35 estudantes com idade entre 10 e 11 anos, conheceu as instalações da Biblioteca Municipal Donatila Borba, localizada no complexo Centro Cultural Santos Guglielmi. Lá, participaram de atividades que - no conceito da educadora - visam estimular a criatividade e a leitura.
Cada um escolheu uma obra literária infantil e fez uma releitura. Alguns elegeram um personagem para desenhar, colorir e colocar um novo título à fábula. Foi o caso da estudante Adriele Waldomiro Benedet, de 11 anos. A garota leu Os anãozinhos do Bosque. Lápis e borracha a postos, com facilidade, recriou a protagonista da estória, a Boneca Laura. "Pintei o vestido dela numa cor mais alegre que a que ela usava no livro e fiz o cabelo um pouco mais longo", disse ela.
Leonardo da Silva, de 10 anos, leu A Onça. Lápis de cor amarela e preta deram as primeiras formas ao desenho. Mancha a mancha, aos poucos, o felino foi ganhando vida. "Gosto de desenhar animais. Por isso escolhi este livro", justificou, enquanto terminava de colorir o corpo do bicho.
Segundo a professora, conhecer os patrimônios históricos do município e estar no local onde estão guardadas e disponíveis inúmeras obras, que vão de livros a mapas, passando por muitos outros tipos de documentos raros já é um ganho muito grande. "Tudo é experiência e conhecimento", ressaltou. A educadora conta que na escola eles têm contato com uma biblioteca e exploram histórias na sala de aula. "Alguns até têm livros em casa, mas é notório que a grande maioria nunca se deparou com tantos livros à sua volta. A leitura tem aumentado de ano para ano, mas acho que ainda falta alguma sensibilidade dos pais e das crianças", observou.
A visita os estudantes foi promovida pela Prefeitura de Criciúma, por meio da Fundação Cultural. "A fim de estimular o benéfico e promissor hábito da leitura", enfatizou a diretora de cultura da FCC, Maria Isabel Borba Alamini. Os encontros literários na biblioteca terão continuidade na sexta-feira (17).
Um espaço para receber pequenos leitores
Enquanto os estudantes do Coelho Neto trabalhavam na confecção de desenhos, no Espaço Literário Infantil - específico para pequenos leitores - Isabela, de três anos, folheava inúmeros títulos. A predileção pelos mais coloridos fez com que a pequena acumulasse dezenas de obras no chão. Inquieta, narrava tudo o que seus atentos olhinhos capturavam: o sapo, o boi, o gato.
Espaço Literário Infantil é uma sala voltada à leitura e diversão da criançada, com móveis, brinquedos e livros adequados para a faixa etária. O objetivo primordial do lugar é familiarizar os pequenos com os diversos materiais que poderão enriquecer suas horas de lazer e conseqüentemente incentivar a leitura. O horário de funcionamento da biblioteca é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas e das 13h30min às 17h30min.
Secom: Saimon Novack