FUNDAÇÃO CULTURAL
DE CRICIÚMA
\\ Cores são inspiração na exposição de Gibraltar
Hoje (1), às 20 horas, ocorre na Galeria de Artes da Casa da Cultura - na Praça Nereu Ramos - a abertura da exposição do a
  • Data: 02/07/2008 - 03:39:00
  • Última Atualização:
  • Texto:
  • Foto:
$noticia->title

Hoje (1), às 20 horas, ocorre na Galeria de Artes da Casa da Cultura - na Praça Nereu Ramos - a abertura da exposição do artista Gibraltar Pedro Vidal. Natural de Pelotas (RS), mora em Criciúma há pouco mais de um ano. Autodidata, Gibraltar começou a pintar há cinco anos, como terapia ocupacional, e acredita que o segredo do seu trabalho está nas cores. "Depois da invenção da máquina fotográfica, por mais que o homem tente copiar, não consegue atingir a perfeição. Por isso atuo numa linha abstrata, e desenvolvo a composição por meio das cores", destaca.

 

O artista considera que todo o ser humano entende de arte, pois sabe discernir o feio do belo. No momento em que joga as tintas na tela, ele vai vivenciando um momento e daí parte a sua inspiração, observando as formas da natureza. Sempre que inicia, leva de 20 a 30 minutos para terminar uma tela. "É a inspiração daquela concepção. Se termino no outro dia, não será a mesma idéia, por isso, prefiro finalizar. A inspiração é momentânea", ressalta.    

 

Com a arte, cria linguagens com o objetivo de compreender, comunicar e expressar seus pensamentos e idéias para que as pessoas se sintam bem. "Quero que as pessoas observem e tenham conforto, tranqüilidade. Diferentes formas de interação ocorrem no encontro entre a obra e o expectador", observa. A exposição está na Galeria da Casa da Cultura, aberta ao público de 2 a 15 de julho, das 8h às 18 horas.

 

Secom: Patrícia Nonnenmacher


Copyright © Diretoria de Tecnologia e Inovação | Prefeitura Municipal de Criciúma