FUNDAÇÃO CULTURAL
DE CRICIÚMA
\\ Cores e costumes da cultura Afro-brasileira no Museu Augusto Casagrande
As atividades da 7ª Primavera dos Museus ocorrem até sexta-feira (27)
  • Data: 24/09/2013 - 11:54:00
  • Última Atualização: 24/09/2013 - 11:56:13
  • Texto: Lucas Sabino
  • Foto: Lucas Sabino
$noticia->title

Criciúma está participando da 7ª Primavera dos Museus, que este ano traz o tema “Museus, memória e cultura afro-brasileira”. A programação especial em espaços culturais de todo o país corre até sexta-feira (27). Dentro do cronograma estão incluídas diversas atividades relacionadas à cultura legada dos africanos e seus descendentes no Brasil. O Museu Augusto Casagrande está com a exposição “Por trás dos muros”, que mostra a religião, a culinária e as artes do povo negro.

Alunos do segundo ano do curso técnico de Design de interiores da SATC estavam, na manhã desta terça-feira (24), no Museu para conhecer o local e mostrar os trabalhos feitos em aula. Os estudantes, baseando-se no tema da semana, confeccionaram almofadas com as características do povo africano.

A estudante Ana Paula Favarim conta que a turma ficou muito satisfeita com o trabalho exposto no segundo andar do Museu. “Tivemos que realizar uma pesquisa sobre o tema, o que foi muito produtivo. O interessante porque é uma cultura desconhecida para muitos de nós, mas percebemos que há vários costumes no nosso dia a dia”, comentou.

Para a coordenadora do Museu, Antonia Bernadete Nazário Budny, é uma oportunidade para as pessoas conhecerem culturas diferentes. “Estamos com vários objetos da cultura afro, que contam também a história do nosso país. Por isso é muito importante a participação das escolas, para que os jovens tenham acesso a mais essa ferramenta de conhecimento”, pontua.

Em todo o país mais de 2,6 mil atividades estão programadas, como ações educativas, oficinas, exposições e visitas guiadas. Da rede Ibram, 29 museus promovem uma série de atrações culturais e educativas ao longo da semana.

O presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Sérgio Zappelini, destaca os trabalhos que estão sendo realizados esta semana. “É importante que não esqueçamos as nossas raízes, e que continuemos a preservar os nossos espaços históricos. E isso tudo vai estar em nossos museus, que estão repletos de atividades”, afirma.


Copyright © Diretoria de Tecnologia e Inovação | Prefeitura Municipal de Criciúma