FUNDAÇÃO CULTURAL
DE CRICIÚMA
\\ Confraternização marca entrevista coletiva de lançamento do Festival Internacional de Corais
Grupo de músicos do Paraná foi recepcionado com música pela Associação Coral de Criciúma
  • Data: 20/11/2013 - 03:28:00
  • Última Atualização: 20/11/2013 - 03:29:43
  • Texto: João Pedro Alves
  • Foto: Lucas Pacheco Sabino
$noticia->title

Uma pequena amostra do que vai invadir os palcos e lugares públicos durante o Festival Internacional de Corais foi apresentada aos jornalistas, no início da tarde desta quarta-feira (20). A poucas horas da abertura oficial do evento, a Fundação Cultural de Criciúma (FCC) levou a Associação Coral de Criciúma e o Grupo Unicanto, de Londrina (PR) a um restaurante para uma entrevista coletiva. Em meio a muita descontração, alguns dos protagonistas do festival anteciparam um pouco do que prepararam.

O Festival Internacional de Corais chega à vigésima edição ainda maior. De fora do Brasil, cinco corais vêm para trazer ao Sul de Santa Catarina a arte desenvolvida na América do Sul, enriquecendo a programação, que ainda conta com corais de nove estados do país e conjuntos da região. “É um evento consolidado no calendário da cidade que evidencia um segmento de extrema relevância da nossa cultura. Há uma grande interação entre os diferentes tipos de corais e o público, sem dúvida nenhuma, sai como o grande beneficiado”, afirma o presidente da FCC, Sérgio Luiz Zappelini.

As platéias vão ter a oportunidade de conhecer corais muito respeitados em nível continental. A seleção desses grupos para o festival de Criciúma se deu através de vídeos e outros materiais pela Associação Latino Americana de Canto Coral (Alacc). “Uma equipe de avaliadores analisa e escolhe os corais com potencial. Esse ano trouxemos corais de ponta da América do Sul”, garantiu o presidente da Alacc Brasil, Antônio Alfeu Siqueira.

Um dos grupos que visita Criciúma é o Coral Unicanto, de Londrina (PR). Os coralistas estiveram na entrevista coletiva e foram recepcionados com música e alegria pelos colegas da Associação Coral de Criciúma. O maestro das 35 vozes paranaenses que desembarcaram para o festival, José Mário Tomal, sente-se honrado por integrar a programação do evento. “Para nós é uma honra muito grande por se tratar de um festival referência para o Brasil, o qual nos espelhamos para fazer um evento na nossa cidade”, contou.

Estilos diferentes vão ser apresentados por todos os grupos. Como tradicionalmente ocorre, o Festival Internacional de Corais leva às plateias conjuntos que executam canções e arranjos eruditos, como também a música popular. O Coral Unicanto, de Londrina, preparou um repertório eclético. “É a terceira vez que viemos a Criciúma e todos os anos estipulamos um tema. Para 2013 colocamos diversidade e, com este norte, trazemos peças da América do Sul, MPB e eruditas”, antecipou Tomal.


Copyright © Diretoria de Tecnologia e Inovação | Prefeitura Municipal de Criciúma