FUNDAÇÃO CULTURAL
DE CRICIÚMA
\\ Confira Suspiros da artista criciumense Rosângela Becker na FCC
A afinidade do carvão com Criciúma - cidade que liderou durante décadas a exploração desse minério, posi&cce
  • Data: 14/07/2008 - 04:32:00
  • Última Atualização:
  • Texto:
  • Foto:
$noticia->title

A afinidade do carvão com Criciúma - cidade que liderou durante décadas a exploração desse minério, posição que a elevou à condição de Capital Nacional do Carvão - serviu de inspiração para a exposição Suspiros, da artista criciumense Rosângela Becker. Foram mais de dois anos de estudos para a criação da mostra. A abertura ocorre nesta terça-feira (15/07), às 19h30min, na Galeria de Arte da Fundação Cultural de Criciúma. 

A primeira obra que o visitante tem acesso é a de um caracol composto por cerca de 400 suspiros afixados na parede. O doce, preparado à base de clara de ovos batidas em neve com açúcar, aliado ao foco de luz, exala um aroma que remete ao desejo. Para a autora da obra, o desejo que impulsionou Criciúma pelo bem capitalista. "Que estimulou o crescimento da cidade", completa.   

Suspiros além do sentido figurado da palavra, evidencia na mostra os suspiros das minas de carvão, uma espécie de canalização que promove a circulação de ar no subsolo. Uma das peças que exemplifica bem a idéia da artista é um poço, de aproximadamente um metro de altura, construído a partir de tijolos de demolição do antigo prédio da FCC. "Espelhos de água e iluminação direcionada dão a impressão de profundidade", explica Rosângela.  

O visitante ainda terá acesso a vídeos que mostram as galerias de comércio, como o túnel do Terminal Central de ônibus, e galerias de mineração. "As imagens serão assistidas no antigo laboratório de análises de solo, que ficava localizado numa das salas da fundação cultural. Neste momento haverá a ligação desses três pontos, que abordam direta e indiretamente o comércio e a mineração", revela a autora.  

Segundo ela, a exposição faz um recorte dos anos 60 e 70, período da sua infância e adolescência, que foi o marco do milagre econômico. "Época em que a cidade registrou crescimento de 50 anos em 10", ressalta. "A mostra tem o intuito de devolver as pessoas o sentimento de identidade e pertencimento a uma cidade ainda mineradora", finaliza. 

A abertura da exposição será amanhã, às 19h30min. Prossegue até 30 de agosto, na FCC. O horário de visitação é das 13 horas às 18h30min, de segunda a sexta-feira. Visitas monitoradas podem ser agendadas para finais de semana no 3445 8841. Falar com Cristine Gomes. 

Secom: Saimon Novack


Copyright © Diretoria de Tecnologia e Inovação | Prefeitura Municipal de Criciúma