\\ Comitiva Italiana visita pontos turísticos de Criciúma
  • Última Atualização: 19/05/2012 - 02:36:13
  • Texto: Kênia Pacheco/ SC 04085 JP
  • Foto: Kênia Pacheco

Uma comitiva formada por italianos de Cordignano, da região do Vêneto, Província de Treviso, estiveram na manhã deste sábado (19), em alguns pontos turísticos de Criciúma. O grupo que está na cidade desde a última sexta-feira, veio para participar da 3ª Porca Pipa, festa realizada no bairro Morro Estevão.

A primeira visita foi na Mina de Visitação Octávio Fontana, no bairro Naspolini. O prefeito Clésio Salvaro recepcionou a comitiva e apresentou a mina aos visitantes. Ele contou um pouco da história da mineração na região carbonífera, que teve a participação de grande parte dos colonizadores italianos que escolheram esta região para viver, e destacou a importância do carvão para Criciúma. “Esta mina é uma réplica de modelos que existiam no passado. Atualmente elas são modernas, mecanizadas”, comentou o chefe do Poder Executivo.

A padroeira dos mineiros, Santa Bárbara que tem sua imagem na entrada da mina em um pequeno altar também foi apresentada. O guia turístico ressaltou a fé dos mineiros pela Santa e contou sua história. “A religiosidade e a fé também é um dos costumes fortes trazidos pelos colonizadores e bem cultivados até hoje”, pontuou o prefeito.

Os visitantes ainda estiveram no Parque das Nações Cincinato Naspolini, no bairro Próspera, na Praça Nereu Ramos e na Catedral São José, no Centro. A comitiva visitará Laguna na segunda-feira e terça-feira vai estar em Morro da Fumaça e Siderópolis. A visita para Nova Veneza está prevista para quarta-feira, dia que o grupo viaja de volta para a Itália.

Estudantes e escoteiros também visitam Mina

Um grupo de estudantes do Centro de Educação Profissional (Cedup) de Timbó também aproveitou a manhã de sábado para estudar um pouco sobre segurança do trabalho. Assim como eles, quase 40 escoteiros de Criciúma visitaram a Mina Octávio Fontana, após fazerem uma trilha de quase seis quilômetros a pé pela mata existente nas proximidades do ponto turístico.

O passeio do grupo Tangará, que tem sede no Colégio Marista, de Criciúma levou ao local meninos e meninas com idade entre 10 e 12 anos que moram na cidade e em sua maioria, que ainda não conheciam o local. Os que conheciam animavam aqueles que estavam ali pela primeira vez.

Com apenas 10 anos de idade Vinícius Neto Bem, já em sua segunda visita garantiu aos amigos o quanto baixar uma mina é interessante. Ele contou que a história apresentada e os detalhes do lugar são muito atraentes de se conhecer.

Da mesma idade, Guilherme Gaspar Locks não escondeu a ansiedade de nunca ter estado ali e se mostrou bastante curioso ao ouvir o relato dos amigos. Já Gabriel Bristot Loli, de 11 anos, definiu o passeio como incrível. “Quem chega aqui na frente não imagina como é tudo lá dentro, tem muita coisa interessante, muita história. Já vim duas vezes e quero sempre vir mais, vou convidar meus primos que moram em outras cidades para conhecer a Mina também”, disse o garoto.