A dança é uma das mais antigas formas de expressão corporal e carrega influências de diferentes partes do mundo. Com o propósito de difundir esta arte, "Dança ao redor do Mundo" foi o tema escolhido pela Fundação Cultural de Criciúma (FCC), para o último Café Concerto de 2008, que ocorre amanhã (27), a partir das 20 horas. A 33ª edição faz ainda referência à instalação do Instituto de Canto e Danças Folclóricas Mazowsze do Brasil (IMB), aos grupos de dança existentes na cidade e todos os órgãos de imprensa parceiros da cultura durante o ano. O evento gratuito será no jardim interno da sede da FCC, à Rua Cel. Pedro Benedet, 269, no Centro da cidade.
De acordo com o diretor de eventos da FCC, Carlos Ferreira, a dança em Criciúma está em evidência, com a vinda do grupo folclórico polonês, mas é importante também ressaltar a atuação de profissionais da dança locais, que levam o nome da cidade por onde passam. Sobem ao palco do Café Concerto, bailarinos do Núcleo de Dança Valter Savi, Escola de Dança Viviane Candiotto, Oficinas de Dança da FCC e Grupo Folclórico Luzes do Oriente. Serão 14 apresentações, e será possível dar uma volta ao mundo, conhecer estilos de danças diferentes, sem sair do lugar. Esta edição homenageará também pessoas que foram que tiveram papel de destaque na divulgação da cultura local. A FCC entrega aos veículos de comunicação, o prêmio ‘Amigos da Cultura'.
O Café Concerto foi criado em 2005, com o objetivo de dar espaço para apresentação de cantores, instrumentistas e artistas da região. Um local de encontro para a música, dança e literatura. Um Café descontraído, em que a platéia fica a vontade também para interagir.
Secom: Patrícia Nonnenmacher