O Arquivo Histórico Municipal Pedro Milanez, por meio da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), revitalizou uma série de jornais do município durante esta semana. Os exemplares disponíveis na unidade cultural vão desde a década de 1950 até os dias atuais, sendo que os mais recentes foram encadernados numa gráfica.
“Para nós, o jornal que as pessoas acabam lendo e depois jogam fora tem um grande valor. É com ele que podemos contar toda a história do município, por meio de uma fonte confiável”, destaca a responsável pelo Arquivo Histórico Municipal Pedro Milanez, Marilei Rodrigues.
O lugar conta também com um acervo de mais de 40 mil registros históricos de Criciúma, incluindo fotografias, DVDs, fitas cassetes, dados históricos, documentos pessoais, documentos administrativos, certidões, histórias de famílias, entre outros. “É a memória viva da nossa cidade, por isso vale o esforço de deixar tudo organizado e atraente para o público interessado”, enaltece o diretor cultural da FCC, Evandro Bortolotto Prêmoli.
Sobre o Arquivo Histórico
O Arquivo Histórico Municipal Pedro Milanez fica localizado junto à Biblioteca Pública Municipal Donatila Borba, no Centro Cultural Santos Guglielmi. O local é considerado uma fonte de pesquisa para os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), mestrandos, doutorandos e estudos em geral.