Milton Nascimento e Fernando Brant escreveram que “todo artista deve ir aonde o povo está” e, com este propósito, os grupos que participam do XX Festival Internacional de Corais percorrem diversos pontos de Criciúma e região para mostrarem seus trabalhos e divulgarem o evento, aberto na noite de quarta-feira (21). O hall da Prefeitura Municipal de Criciúma acolheu a primeira das apresentações paralelas, na qual participaram o Coral Unicamp Zíper na Boca, de Campinas (SP) e o Coro Unicanto, de Londrina (PR).
Paranaenses e paulistas surpreenderam os servidores e outros cidadãos, que pararam alguns minutos para apreciar as canções. Mas não somente os arranjos musicais foram conhecidos. Coreografias bem elaboradas e onomatopeias também fizeram parte das apresentações realizadas no Paço Municipal para valorizarem ainda mais os números.
Os paranaenses do Unicanto trouxeram a Criciúma um repertório que mesclou canções populares brasileiras, latinas e um arranjo da trilha sonora do filme O Rei Leão. Já o Coral Unicamp Zíper na Boca preparou para o festival um medley com canções dos Beatles intitulado “Love is all you Need”. O grupo de Campinas inclui montagens cênicas. “O canto coral tem caminhado nessa linha de colocar encenações. Até há pouco tempo, um dos principais programas culturais de São Paulo (Mapa Cultural Paulista, da Secretaria de Estado da Cultura) abria espaço apenas para coros tradicionais. Nos últimos três anos foram contemplados espaços para grupos tradicionais e com montagens cênicas”, reforçou a regente do grupo campineiro, Vivian Nogueira, ao falar desta tendência.
Vivian e o Coral Unicamp Zíper na Boca participam pela segunda vez do Festival de Corais. Da décima para a vigésima edição, de pronto a primeira mudança foi percebida. “Antes não havia a realização de paralelas fora de Criciúma. A chance de mostrarmos o nosso trabalho em outras cidades daqui de Santa Catarina motiva ainda mais a nossa vinda. Sabemos da dificuldade de organizar um festival desse porte e essa tradição, principalmente com a abertura do teatro para os corais. Isso valoriza muito o canto coral”, ressalta a maestrina.
O Festival Internacional de Corais se espalha por Criciúma e região. Nesta quinta-feira (21), a programação distribui quase 50 grupos participantes em escolas, bancos, shoppings, lojas, o Asilo São Vicente de Paulo acolhem apresentações, nesta quinta-feira. O cronograma se estende até domingo (24). Confira a programação neste link: http://www.criciuma.sc.gov.br/site/upload/ckfinder/files/Programa%C3%A7%C3%A3o%20XX_final(1).pdf