FUNDAÇÃO CULTURAL
DE CRICIÚMA
\\ Acervo de obras da Fundação Cultural é instalado no Centro Cultural Jorge Zanatta
Peças foram transferidas do Teatro Municipal Elias Angeloni para a Galeria Willy Zumblick nesta quinta-feira (18)
  • Data: 18/07/2019 - 08:14:00
  • Última Atualização: 18/07/2019 - 08:20:14
  • Texto: Tatá Borges
  • Foto: Arquivo/Decom
$noticia->title

O Governo de Criciúma realizou na manhã desta quinta-feira (18) a transferência do acervo de obras da Fundação Cultural de Criciúma (FCC). As peças estavam em uma sala do Teatro Municipal Elias Angeloni há seis anos em decorrência da interdição do Centro Cultural Jorge Zanatta e foram repassadas novamente à Galeria Willy Zumblick, no Centro Cultural.

Em parceria com a Associação Sul Catarinense de Artes Visuais (Ascav), uma higienização das peças e uma nova catalogação com adição de informações sobre as obras serão providenciadas. “A importância das obras é que resulta em um arquivo histórico da produção artística não só daqui de Criciúma, mas de artistas de vários lugares do Brasil. O acervo é riquíssimo e tem sido construído desde os anos 80. Antes da Fundação Cultural existir, algumas obras já haviam sido doadas para a prefeitura. É de extrema importância preservar para que a gente possa demonstrar para as futuras gerações e contar um pouco a história da nossa existência, da produção e da cultura local”, declara a presidente da Ascav, Daniele Zacarão.

Para o presidente da FCC, Júlio Lopes, as mais de 100 obras do acervo devem ter os devidos cuidados e manuseios. “Desde 2013 essas obras estavam lá no Teatro Municipal Elias Angeloni e, agora, nós finalmente estamos trazendo elas para o Centro Cultural Jorge Zanatta. A Ascav está dando um auxílio enorme na conservação de tudo”, conta.


Copyright © Diretoria de Tecnologia e Inovação | Prefeitura Municipal de Criciúma