Criciumenses terão uma semana para acompanhar diversas exposições pela cidade. A Fundação Cultural de Criciúma (FCC) abriu oficialmente, nesta segunda-feira (12), a 12ª Semana Nacional de Museus. O evento ocorre paralelamente em todos os Estados brasileiros. As atividades estão sendo realizadas através de convite do Instituto Brasileiro de Museu (Ibram), em alusão ao Dia Internacional do Museu, que é comemorado em 18 de maio, data que finda as comemorações. Este ano as instituições museológicas de todo o país promoverão atividades em torno do tema “Museus: as coleções criam conexões”.
Conforme o presidente da Fundação Cultural, Sérgio Luiz Zappellini, a ação estimula a valorização do colecionismo e a interação entre acervos públicos e privados no campo das realidades culturais. “Essa 12ª Semana é importante porque temos que preservar a história. Aqui na cidade fizemos esta comemoração a cerca de cinco anos esse trabalho tão relevante do Ibram. Temos diversas ações espalhadas. Convidamos a todos da nossa região a acompanharem a história de Criciúma. São várias iniciativas que movimentarão o campo cultural durante esta semana”, destacou o presidente.
Em Criciúma exposições, oficinas, palestras e apresentações musicais estarão sendo realizada na Casa de Cultura Neusa Nunes Vieira, Memorial Casa do Agente Ferroviário Mário Ghisi, Casa da Cultura do Rio Maina, Memorial Nona Maria Giovanna Dario Milanese, Museu Municipal Histórico e Geográfico Augusto Casagrande.
Segundo a coordenadora da Casa da Cultura Neusa Nunes Vieira, Giordana Savi Cunha, é muito importante que as pessoas acompanhem as exposições, pois é um momento de aprendizagem e troca de experiências. “A população vai poder acompanhar uma diversidade cultural grande. Vamos dar uma visão geral de nossos acervos, da nossa cidade construiu ao longo dos seus mais de 130 anos. São exposições para todos os públicos. Crianças e adolescentes poderão acompanhar a exposições “Oito Gerações de Vídeo Game” e a de “Cosplay: fantasias e a arte de Customizar”. No próximo sábado, (17), haverá uma ação especial na Casa de Cultura a partir das 18 horas, com um violinista que passará a fazer parte dos professores da instituição”, declarou Giordana.