\\ A difusão da fé pelos meios de comunicação
Rádio e televisão possibilitam acesso a quem não pode ir à missa
  • Data: 19/04/2012 - 11:15:00
  • Última Atualização: 19/04/2012 - 11:16:44
  • Texto: João Pedro Alves - SC 04171 JP
  • Foto: João Pedro Alves

A transmissão de celebrações religiosas é tradicional em diversos veículos de comunicação na região e em todo o país. Pela televisão ou pelo rádio, muitas famílias acompanham missas, novenas ou programas que levam os ensinamentos da Bíblia diretamente nas casas, carros ou postos de trabalho. O hábito alimenta a fé e, em muitos casos, possibilita os únicos momentos de oração a quem não pode ir a uma igreja ou capela.

Pela televisão, o padre Robson de Oliveira difunde o ícone sagrado do Divino Pai Eterno, atraindo cada vez mais devotos através das novenas e missas. Na região Sul de Santa Catarina, o crescimento do número de seguidores deste símbolo ganhou corpo recentemente, porém graças a essa divulgação muitas excursões levam pessoas ao Santuário Basílica de Trindade-GO. Os católicos de Criciúma e região terão a chance de ver de perto o sacerdote e o ícone sagrado do Divino Pai Eterno no dia 29 de Abril, em missa campal no Parque das Nações Cincinato Naspolini.

A aposentada Idanir Casagrande Mariano dedica-se muito à oração. Não à toa, reside próximo a três igrejas católicas em Criciúma: a matriz Nossa Senhora da Salete, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora das Graças, todas na região da Grande Próspera. Quando não vai às celebrações nas comunidades, acompanha pelo rádio ou pela TV. “Às vezes a gente não pode ir à igreja e consegue acompanhar. Gosto de acompanhar programação que evangeliza, como as novenas do Padre Robson, que é muito carismático”, conta.

Recuperando-se de cirurgia para retirada de parte do intestino que estava obstruída, dona Idanir acompanha a programação religiosa da televisão no quarto do Hospital São José. O capelão da instituição, Padre Samiro Meurer, há 18 anos tem as missas das 8h de domingo difundida pelo rádio em diferentes paróquias por onde passou. “Quando se fala em missa radiada, eu me empolgo. Como no caso da dona Idanir, muitos devotos não têm acesso às comunidades e os meios de comunicação fazem com que eles acolham, escutem e celebrem a palavra de Deus de onde eles estão”, enaltece.

Muito antes de tornar-se capelão do Hospital São José, padre Samiro, então recém-chegado a Criciúma visitou a instituição e neste momento despertou a vontade de levar a missa pelo rádio. “Em uma oportunidade, conheci uma senhora que escutava as celebrações pelo rádio com uma sintonia muito ruim. Pegava uma emissora de Tubarão cheia de chiado, mas ali observei a fé da pessoa e pensei o que nós poderíamos fazer. Um mês depois começamos a transmitir as missas pelo rádio”, relata

Problemas de saúde privam o aposentado Luciano Kanarek, de 85 anos, de andar. Apesar das dificuldades, a fé não cessa. Impossibilitado de continuar trabalho comunitário no bairro São Simão para a igreja, permanece tendo o rádio como companheiro na oração. “Sempre escutei rádio e nunca perco uma missa”, garante.

Ouvir ou assistir a uma celebração mediada por meios de comunicação, para padre Samiro tem grande valor, mas as pessoas que podem comparecer devem presenciar na igreja. “Quando está com saúde, deve ser cumprido um compromisso com a comunidade e é necessário ter a consciência disso. Tanto que em muitos lugares não se permite a exibição de missa gravada, porque a Igreja Católica tem a concepção de que ao vivo a pessoa que se encontra em casa está em comunhão com os que se fazem presentes na igreja”, explica.

A diferença fundamental de estar in loco ou acompanhar a missa mediada por meios de comunicação está no rito da eucaristia. “Mantendo a atenção, a pessoa recebe e celebra do mesmo modo a palavra de Deus e fazer sua oração. Porém mesmo assim, quando há transmissão se diz para fazerem a comunhão em casa. O devoto faz sua comunhão espiritual, coloca a intenção em receber e tem seu valor”, afirma.

As novenas do Divino Pai Eterno comandadas pelo padre Robson de Oliveira, diariamente transmitidas pela Rede Vida, reúnem milhares de espectadores que não podem estar no santuário basílica de Trindade-GO. Os devotos da região Sul têm compromisso marcado no dia 29, às 17h30, no Parque das Nações Cincinato Naspolini.