FUNDAÇÃO CULTURAL
DE CRICIÚMA
\\ Quermesse de Tradição e Cultura 2023 recebe 94% de aprovação da população em Criciúma
Tradicional festa recebeu mais de 25 mil visitantes entre os dias 25 e 28 de outubro, na Praça Nereu Ramos
  • Data: 03/11/2023 - 12:21:00
  • Última Atualização: 03/11/2023 - 12:22:10
  • Texto: Eduarda Salazar
  • Foto: Arquivo/Decom
$noticia->title
O modelo da Quermesse de Tradição e Cultura realizada neste ano, em Criciúma, recebeu 94% de aprovação da população, segundo levantamento interno da Administração Municipal, realizado pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC). Mais de 25 mil pessoas passaram pelo evento realizado entre os dias 25 e 28 de outubro, na Praça Nereu Ramos. Por meio da gastronomia típica e de apresentações culturais, a Quermesse resgatou a origem dos povos que colonizaram Criciúma.
 
Segundo a pesquisa, a maior parte do público avaliou a estrutura, alimentação, apresentações artísticas e limpeza do local como ótima ou boa. Neste ano, a Quermesse retomou seu modelo tradicional, em torno da Catedral São José. A pesquisa apontou, ainda, que 75% dos visitantes foram acompanhados da família. “Esse modelo possui uma ótima aprovação dos criciumenses. Nele, é possível retornar às origens e viver um pouco mais das culturas e dos valores dos primeiros habitantes de Criciúma”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
 
A praça de alimentação ofereceu opções gastronômicas como lanches e petiscos nos estandes das 10 entidades participantes. Durante o evento, os visitantes puderam saborear pratos típicos da culinária alemã, árabe, italiana, negra, polonesa e portuguesa.
 
Sobre a Quermesse
 
A Quermesse Tradição e Cultura já passou por várias transformações. O evento iniciou em 1989 e seguiu até 2000, na Praça Nereu Ramos. Após 2000, a iniciativa começou a ser chamada de Festa das Etnias. De 2000 a 2006, a festa passou a ser itinerante. De 2006 até 2019, o evento passou a ser realizado no Pavilhão de Exposição José Ijair Conti. No ano passado, a Quermesse foi retomada ao seu formato original, na área central de Criciúma, ressaltando a tradição de reunir as famílias em torno da praça.

Copyright © Diretoria de Tecnologia da Informação | Prefeitura Municipal de Criciúma