FUNDAÇÃO CULTURAL
DE CRICIÚMA
\\ Mina de Visitação Octávio Fontana promove caça aos ovos de Páscoa neste sábado (19)
Iniciativa da Fundação Cultural de Criciúma valoriza tradições da Páscoa com programação gratuita para as crianças
  • Data: 17/04/2025 - 06:10:00
  • Última Atualização: 17/04/2025 - 06:14:25
  • Texto: Mariana Machado
  • Foto: Divulgação
$noticia->title

A Páscoa é uma data importante para a comunidade cristã e é uma festividade propícia para unir a comunidade. Em celebração a esse dia, a Fundação Cultural de Criciúma (FCC), em parceria com a instituição de ensino SATC, preparou uma programação especial para as crianças na Mina de Visitação Octávio Fontana. Neste sábado (19) acontecerá uma divertida caça aos ovos de Páscoa no interior da mina, das 14h30 às 17h30, além de outras atividades lúdicas. A entrada é gratuita e não é necessário realizar inscrição.

A Mina de Visitação, que já é um ponto turístico tradicional da cidade, ganha uma programação especial direcionada às crianças. A caça aos ovos é uma oportunidade para os jovens se divertirem com a temática da Páscoa e criar uma experiência memorável para eles. Os ovos serão distribuídos no entorno da mina, e a dinâmica será organizada no momento da atividade, de forma segura e divertida. “Teremos cerca de 2 mil guloseimas para que as crianças possam aproveitar ao máximo”, destaca o gerente de cultura, Ismail Ahmad. 

Segundo a presidente da Fundação Cultural, Cristiane Maccari Uliana Zappelini, o evento visa proporcionar um ambiente acolhedor, alegre e repleto de surpresas para o público infantil.“Podem participar crianças de qualquer idade, preferencialmente acompanhadas de um adulto responsável. Não é necessário realizar a inscrição, é só chegar e participar da brincadeira. Também haverá recreadores, pintura facial e brinquedos como tobogã e cama elástica, tudo de forma gratuita”, explica.

A Mina de Visitação Octávio Fontana está localizada na rua Quintino Dal Pont, s/n – Arquimedes Naspolini, em Criciúma.

A tradição dos ovos de Páscoa

A escolha do ovo como um símbolo da Páscoa não é por acaso. Desde a antiguidade, diversas culturas associavam o ovo à simbologia da vida, fertilidade e renascimento. Para os cristãos, o ovo simboliza a nova vida que surge por meio da ressurreição de Jesus Cristo.

Alguns historiadores apontam que a tradição de presentear com ovos decorados teve origem na Europa, por volta do século XIII. No entanto, apenas no século XVIII os confeiteiros franceses começaram a fabricar ovos de chocolate recheados com bombons. O doce logo se popularizou e, com o tempo, tornou-se mais acessível. Hoje, os ovos de chocolate são um dos elementos mais tradicionais e característicos da Páscoa.

 


Copyright © Diretoria de Tecnologia e Inovação | Prefeitura Municipal de Criciúma