FUNDAÇÃO CULTURAL
DE CRICIÚMA
\\ Edital Cultura Criciúma 2020: artistas selecionados iniciam assinatura de contratos
Os 70 projetos irão receber mais de R$ 1,9 mil cada, num total de R$ 135 mil para incentivo e desenvolvimento da cultura
  • Data: 23/07/2020 - 03:02:00
  • Última Atualização: 16/11/2020 - 03:55:38
  • Texto: Natasha Monteiro
  • Foto: Ana De Mattia
$noticia->title

Os 70 contemplados no Edital Cultura 2020 iniciaram a assinatura dos contratos para efetivar o recebimento da premiação. Idealizado pelo Governo Municipal, por meio da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), e Conselho Municipal de Políticas Culturais de Criciúma (Comccri), o objetivo foi proporcionar oportunidades aos artistas criciumenses afetados pela pandemia de coronavírus, devido à suspensão das atividades.

“Esse segmento foi o primeiro a parar e deve ser o último a retomar suas atividades. Por sua importância é necessário que possamos incentivá-los a não parar e, além disso, continuar sua arte deforma cada vez mais democrática, entrando em todos os lares criciumenses. Parabéns a todos os participantes”, destacou o prefeito Clésio Salvaro.

Pelo edital, são R$ 135 mil distribuídos aos 70 projetos em nove áreas: música, dança, teatro, livro/literatura, patrimônio, artes visuais, áudio visual, cultura popular e cultura digital. Cada projeto receberá o valor de R$ 1.928,28, oriundos do Fundo Municipal de Cultura. Os artistas vencedores deverão produzir um vídeo entre 30 a 60 minutos, conforme a respectiva apresentação artístico-cultural e enviar à FCC.

"Estamos satisfeitos com o resultado desta iniciativa, a FCC sempre estará à disposição dos profissionais da arte em todas às áreas”, ressaltou o diretor de Turismo da FCC e presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Criciúma (Comccri), Ismail Ahmad Ismail.

Durante este período de isolamento social, um dos contemplados do Edital, Joel de Oliveira, começou a tocar trombone junto de um amigo perto de sua residência, fazendo sucesso. "Nos reunimos sempre às 19h30 para levar música aos moradores dos prédios. As pessoas nas janelas começaram a pedir que continuássemos. Essa ajuda vai permitir que o projeto tenha melhorias, com mais profissionalismo e qualidade. Agradecemos o Município pela sensibilidade", concluiu o músico.