FUNDAÇÃO CULTURAL
DE CRICIÚMA
\\ Dueto de música clássica com violino e viola é um dos projetos musicais aprovados pela Lei Aldir Blanc em Criciúma
Vídeo da apresentação ‘Noite Clássica’ será lançado no próximo domingo (4)
  • Data: 02/07/2021 - 02:36:00
  • Última Atualização: 02/07/2021 - 02:37:15
  • Texto: Thais Borges
  • Foto: Divulgação/Decom
$noticia->title

Noite Clássica é o nome do projeto contemplado pela Lei Federal de Emergência e Apoio Cultural Aldir Blanc, no edital da Fundação Cultura de Criciúma (FCC). O dueto musical clássico de violino e viola será lançado em vídeo no próximo domingo (4), no link: https://youtube.com/channel/UCUWn32SjPw5ExzWxPMxgneQ.

O vídeo de 20 minutos conta com a apresentação de três peças de músicos históricos, como Mozart, Carl Stamitz e Ignaz Pleyel. “A ideia foi trabalhar o período clássico, e, dentro dele nós escolhemos Mozart, que é um expoente e mais dois músicos para completar. Assim, trouxessem outra visão de mundo para o concerto”, explica proponente do projeto e violista, Jaison Alexandre de Oliveira.

Segundo o proponente do projeto, o edital serviu de apoio para o setor musical. “Nós estávamos há 9 meses sem trabalho efetivo, tendo que viver de bico e achar outras maneiras para conseguir recursos. O valor nos deu tranquilidade por quatro meses. Foi magnífico”, conta Jaison. “Foi uma alegria voltar a trabalhar na área. O edital veio no final do ano e foi um presente para nós”, completa.

O projeto foi aprovado na categoria de três pessoas com um valor de R$ 15 mil. “Usamos o valor para custear os gastos da gravação, pós gravação, arte para divulgação, local de ensaio e álcool gel”, afirma Jaison. Para o diretor de turismo da Fundação Cultural, Ismail Ahmad Ismail, o projeto resgata a música clássica e a insere na vida cotidiana das pessoas. “A música clássica não é tão ouvida no dia a dia. Quem costuma escutar é quem estuda música. O Noite Clássica traz os músicos dessa era para mostrar a beleza e a complexidade do estilo e também para mostrar que esse tipo musical pode ser apreciado diariamente”, enfatiza o diretor.

 


Copyright © Diretoria de Tecnologia e Inovação | Prefeitura Municipal de Criciúma