Está oficialmente aberta a votação popular para eleger os melhores x-saladas de Criciúma. O público pode registrar o voto até o dia 21 de novembro, de forma on-line, por meio do site xsalada.criciuma.sc.gov.br. O lançamento do Concurso X-Salada Centenário aconteceu na noite dessa terça-feira (30), no Centro Multiuso da Afasc, no Parque das Nações, e reuniu os 32 estabelecimentos participantes da competição, além de convidados. A ação integra a programação que celebra os 100 anos de emancipação político-administrativa de Criciúma.
O evento de apresentação também revelou o mascote oficial – o Xisito, o trailer do documentário em produção sobre a trajetória do prato típico da cidade, assim como disponibilizou uma degustação com mini x-saladas. “O Concurso X-Salada Centenário é mais uma iniciativa que une cultura, tradição e desenvolvimento econômico. Estamos falando de um prato que cresceu em Criciúma e hoje faz parte do dia a dia e da memória das pessoas. Queremos que a comunidade participe, vote, prestigie os concorrentes e celebre conosco essa história tão saborosa, que é também parte do centenário da cidade”, ressaltou o prefeito Vagner Espindola.
Os estabelecimentos participantes passaram a integrar a Rota Gastronômica do X-Salada e receberam kits de divulgação do concurso, com materiais gráficos contendo um QR Code exclusivo para a votação popular. Os votos serão validados mediante sistema de verificação, sendo que cada pessoa poderá votar somente uma vez em seu estabelecimento favorito. A cerimônia de premiação dos vencedores está prevista para o fim de novembro, coroando as receitas mais votadas pelo público.
Para a presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Cristiane Uliana Zappelini, a proposta vai além de uma competição culinária: é uma forma de valorizar a tradição local. “O x-salada faz parte da memória afetiva de muitas famílias criciumenses. Criar um concurso oficial para reconhecer isso e fortalecer os negócios locais é uma forma de celebrar o centenário valorizando quem faz parte da história viva da cidade. O x-salada merece esse reconhecimento por ser um símbolo da nossa cultura e identidade”, destacou.
Documentário sobre a história do x-salada
Para preservar a história do prato típico criciumense, a equipe da FCC está produzindo um documentário que resgata as origens do x-salada. A produção audiovisual expõe os primeiros estabelecimentos que comercializaram o lanche e personagens que marcaram a identidade do prato ao longo das décadas, até a atualidade. O objetivo é eternizar as memórias dos restaurantes pioneiros, valorizar o empreendedorismo e a tradição na cidade.