\\ Escritora participa de bate-papo na Biblioteca Donatila Borba
Estudantes acompanharam relatos das irmãs descritas na história
  • Data: 13/06/2013 - 06:25:00
  • Última Atualização: 13/06/2013 - 06:26:48
  • Texto: Milena dos Santos-SC 04205 JP
  • Foto: Milena dos Santos

Alunos da escola de Educação Básica Ministro Jarbas Passarinho participaram nesta quinta-feira, (14), na Biblioteca Municipal Donatila Borba, de um bate-papo com a escritora criciumense Safira Monteiro. A autora contou um pouco do conteúdo do seu livro “Viver sobre Rodas”. A obra conta a história real dela e de sua irmã, que são portadoras de atrofia espinhal, doença degenerativa que impossibilita o movimento das pernas.

Para Andréia de Bem Stefanes, que é irmã da autora, inicialmente a ideia não era se expor, mas depois viram que poderiam passar sua experiência de vida para outras pessoas. “Encaramos e mandamos publicar. Já temos 400 livros vendidos. Escrevemos sobre a nossa vida, nossa história. Acho bem importante passar nossa experiência para estes alunos. Não há uma idade para ler este livro. Ele foi escrito para quem se interessar”, destacou.

O roteiro é baseado em duas ricas histórias de vida, que revelam o poder de superação do ser humano. Mostra a trajetória das irmãs Sandra e Andréia Stefanes, que marcam um novo olhar para com as pessoas portadoras de necessidades especiais.

De acordo com a aluna Natalia Stefani Canela, 14 anos, ver o trabalho desenvolvido pelas irmãs é uma forma de ver que podemos sempre ser melhores. “Eu achei que a presença delas nos incentiva e mostra que podemos superar qualquer coisa e ir em busca de nossos sonhos”, declarou.

Já a colega, Érica Mendes Correa, 12 anos, diz que o bate-papo sobre o tema lhe traz uma nova forma de encarar a realidade. “A história delas nos ensina a não desistir de nossos sonhos e superar os nossos limites. Os problemas que eu tenho são nada perto do que elas passam. A força de vontade delas da animo para seguir em frente sempre”, comentou Érica.