FUNDAÇÃO CULTURAL
DE CRICIÚMA
\\ Aberta a 17° Semana Nacional dos Museus em Criciúma
Evento ocorreu na manhã desta segunda-feira (13) no Museu Augusto Casagrande
  • Data: 13/05/2019 - 04:19:00
  • Última Atualização: 13/05/2019 - 04:20:15
  • Texto: Maria Henrique Leandro
  • Foto: Maria Henrique Leandro
$noticia->title

A Fundação Cultural de Criciúma (FCC) declarou aberta a 17° Semana Nacional dos Museus. A abertura ocorreu na manhã desta segunda-feira (13), no Museu Augusto Casagrande, onde será realizada toda a programação no decorrer da semana, com o objetivo de resgatar as diferentes culturas locais e regionais. O evento contou com a presença da banda do 28° Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), do coral do Bairro da Juventude e de estudantes da rede municipal de ensino, visitando o local.

Nos próximos dias, as escolas que não participaram da abertura também irão visitar o museu, onde serão contadas histórias da cidade, das etnias e de suas influências na região. Este ano, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) definiu como tema ‘Museus como Núcleos Culturais’. Por conta disso, o museu de Criciuma foi enfeitado com bandeiras de diversas etnias simbolizando as tradições culturais.

De acordo com o coordenador da FCC, Realdo Medeiros, a expectativa é de que seja batido o recorde de visitações do ano anterior, que foi de, aproximadamente, mil pessoas. “Durante a semana faremos um resgate das nossas tradições, dos nossos passados e costumes, até porque nessa região que a gente vive existe muita influência das etnias italiana, espanhola e alemã”, afirma.

Para o presidente da FCC, Júlio Lopes, quem não tem cultura, não tem história. “A história está aqui no museu e, por isso, as pessoas devem vir visitar, para que possam conhecer e saber defender a nossa cultura. É uma satisfação estarmos aqui, estamos com a casa cheia e vamos comemorar essa semana com muitos eventos, visitações escolares e de autoridades. É uma casa que deve ser visitada, é um dos pontos turísticos da cidade e que tem muito a acrescentar para a população”, acrescenta o presidente.

 


Copyright © Diretoria de Tecnologia da Informação | Prefeitura Municipal de Criciúma